O Presente Precioso
- Luís César de Moura Menezes, MSc, PMP
- Mar 14, 2019
- 2 min read
Capturei o título do livro de Spencer Johnson “O presente precioso” pela importância e singeleza que ele teve ao escrever o livro. Quando pensamos no “presente” muitas vezes imaginamos algo a ser recebido, dado por alguém e que venha a atender alguma demanda – explícita ou não – que tenhamos. Gifit, no inglês, regalo no espanhol, Geschenk no alemão. Ele pode ser material ou imaterial, quando o que se ganha é uma orientação, um conselho, por exemplo. “Presente” pode se referir a comparecer, aparecer, estar num local. Essa presença pode ser virtual ou não. A virtualidade garante a presença apesar da distância física. Já o termo “presencial” ratifica que estará de corpo no local. Assim, o seu significado é outro, bem diferente daquele comentado no parágrafo anterior. O termo “presente” pode, também, se referir a algo atualizado, dos dias de hoje, contemporâneo ou moderno.

Pode ainda se referir a figura de quem assiste a um episódio, um fato. Ele esteve “presente”, viu, testemunhou algo. Quando você se recorda de algo, poderia dizer que determinado pensamento esteve (ou está) presente em sua mente. O “presente” pode ainda se referir ao tempo. Aí retornamos a um pensamento muito importante. O nosso presente é o futuro de nosso passado. De outra forma, o nosso presente é o passado de nosso futuro. Isso nos lembra que construímos nosso presente no passado. Somos o resultado do que planejamentos e fizemos. Assim, se quisermos um futuro melhor, é hoje que temos que planejá-lo, identificar ações e condições para que ele possa chegar. Numa última versão, gostaria de unir todas as anteriores e suscintar em sua mente que se dê de presente, no momento presente, algo que possa facilitar que o presente em seu futuro seja melhor, seja aquilo que hoje você tem presente em seu coração e em sua mente e que lá, no futuro, o resultado seja moderno e atenda os seus desejos e expectativas. Permita-me fazer o paralelo e convergir para o presente a que me refiro. Ele pode ser obtido através do MBA em Gestão de Projetos e Negócios que iniciará em abril, no Centro Universitário Italo-Brasileiro, em dois sábados, não consecutivos, por mês. O Campus que fica na Avenida João Dias, em São Paulo, é muito bonito e acolhedor. A ideia, então, é planejar um futuro melhor. Que desenvolvamos um network interessante, nos relacionemos com pessoas diferentes e que estejam buscando algo melhor para si. Que possamos nos associar com quem queira mais da vida e, juntos, possamos transformar o nosso presente, no futuro, muito melhor. Você será beneficiado com o que poderá levar para a sua empresa, para a sua vida. Assim, abril será o mês agendado para o início deste curso, esperado por muitos. A parceria Síntese e Italo-Brasileiro sintonizou o melhor para você que quer ir mais longe em sua carreira, que quer fazer mais e mais por sua vida e seu bem-estar.
Acompanhe mais notícias nas mídias sociais, no @instasintese, no FB “síntese academy” ou “síntese consultoria”, no twiter @lcesarmenezes ou mesmo na minha página pessoal no Linkedin ou FB. Vamos juntos.































Comments